Deblogger

Roadmap Full-Stack Web Developer

Roadmap significa nada mais nada menos que “roteiro”. Existem diversos roteiros de estudos para quem pretende se tornar um desenvolvedor web full-stack. Mas afinal, o que significa full-stack?

O que é um desenvolvedor full-stack?

Desenvolvedor full-stack é aquele que desenvolve tanto o front-end quanto o back-end. O front-end da aplicação web é o visual, ou seja, aquilo que aparece no seu navegador. Existem diversas maneiras de fazer o front-end de uma aplicação: HTML5 com CSS3 puros, frameworks JavaScript (como Angular, Vue, React, etc.), .NET MVC, entre outros. Já o back-end é onde a lógica da regra de negócio acontece, ou seja, onde você faz a manipulação do banco de dados, validações nos dados, processamentos que rodam em background, entre outras coisas. Também existem diversas tecnologias que podem ser usadas para o back-end de uma aplicação, como Node.js, .NET Framework, .NET Core, PHP, e uma infinidade de linguagens de programação.

Vamos deixar uma coisa clara: existem muitas linguagens de programação, ferramentas e estruturas no mundo do desenvolvimento web. Na maioria dos casos, não existe uma única e melhor maneira de resolver um problema. No entanto, como iniciante, você não deve tentar aprender tudo de novo com o único objetivo de aprender ou apenas porque algumas pessoas estão empolgadas com isso. Pelo contrário, você deve adquirir o conjunto mínimo de habilidades para poder começar a construir coisas o mais rápido possível.

Utku Ufuk

No geral, quando falamos de front-end existe uma base de conhecimento necessária a todo o desenvolvedor: HTML, CSS e JavaScript. Essas tecnologias são a base da construção de qualquer website, isso porque são as linguagens dos navegadores. Por isso, inicialmente, é essencial entender como essas linguagens funcionam. 

Roteiro de estudos

Kamran Ahmed é um desenvolvedor que facilitou a vida de todo o programador iniciante: ele desenvolveu um roadmap completo para iniciantes. Acesse o rodmap completo clicando aqui.

Embora esse roteiro esteja inteiramente em inglês, dá pra ter uma ideia de como funciona. Primeiramente, ele sugere estudar os conceitos básicos da internet e como ela funciona. Futuramente vou escrever alguns artigos sobre isso.

Depois de entender os conceitos envolvidos com internet, hora de começar a entender mais sobre a programação em si:

Roadmap Front-end developer
Parte do Roadmap de Kamran Ahmed traduzido

A primeira série de artigos aqui do blog fala sobre o primeiro item da parte de HTML: aprenda o básico. Nesse sentido, tente aplicar esse conhecimento construindo uma primeira página em HTML; pode ser bem simples, para ter a primeira experiência de como ele funciona.