Deblogger

O que é HTML?

HTML (Hypertext Markup Language) – em português: Linguagem de Marcação de Hipertexto – é a linguagem base da internet. Foi criada para ser de fácil entendimento por seres humanos, mas também por máquinas.

Qual o papel do HTML?

Não cabe ao HTML definir características visuais ou comportamentos, isso deve ser feito usando CSS e JavaScript, respectivamente. Ou seja, o HTML é simplesmente estrutural, como sugere o seu nome. Com ele, você consegue montar o esqueleto do seu site.

Atualmente, o HTML encontra-se na versão 5 e é padronizada pelo W3C (World Wide Web Consortium), uma organização internacional responsável por estabelecer padrões para a internet (como, por exemplo, a linguagem XML, as CSS e o SOAP).

HTML é linguagem de programação?

Não! Você não vai hackear a NASA, nem invadir o computador de ninguém usando HTML, por exemplo. Como foi dito acima, essa é uma linguagem de marcação, onde não há execução de lógica nenhuma.

Sendo assim, para o seu site ter alguma funcionalidade, você deverá construí-lo não apenas com HTML, mas terá que trabalhar em conjunto com linguagens de programação, como JavaScript ou PHP.

Assim como o HTML precisa de uma linguagem de programação para dar funcionalidade, ele precisa do CSS para dar estilo (estética). Vamos apresentar mais sobre o Cascading Style Sheets (Folha de Estilo em Cascatas) em uma próxima série de artigos.

Nessa série de artigos vou apresentar os conceitos básicos dessa linguagem e te auxiliar a escrever sua primeira página com HTML.



Avalie:
5 (2)

Publicado por Mauro Oliveira

Desenvolvedor apaixonado por JavaScript, especialista em VueJS. Atualmente focado em padrões de projeto e código, estudando sobre testes unitários, Clean Code e segurança em aplicações Web, Mobile e Desktop.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *